Editorial

Publicar um portfolio com projectos que não se resumem a coleções de imagens como resultado final, mas à comunicação de experiências que podem envolver interações no espaço público, experiências comunitárias, performances, encadeamento de eventos diversos, etc, exige um maior cuidado editorial sob pena do registo dessas experiências se perder em conjuntos de imagens e textos sem nexo.

Lista em construção de tópicos de análise a um portólio online:

Aquele que vê o portfólio não sabe o mesmo que tu. Devemo-nos colocar no lugar do outro, e afastarmo-nos do nosso próprio trabalho e perceber o que devemos escrever, mostrar, enquadrar, sequenciar a melhor maneira de transmitir com justiça um projecto com o material disponível.

Introduções e legendagens podem ser cruciais. Em certo tipo de projectos, um pequeno texto de introdução de índole jornalística, algo que responda mais ou menos a um “o quê?”, “como?”, “quando?”, “quem?”, etc., pode ser extremamente útil como introdução contextual rápida ao projecto. As legendas podem recontextualizar aquilo que uma imagem por si só não consegue transmitir.

Qualquer página de um portfólio online deve “falar” connosco, declarar o seu propósito: a composição e escala das imagens/filmes e dos textos e as relações estabelecidas entre estes elementos, à partida, devem ser óbvias, devem conduzir o nosso olhar e clarificar o melhor possível a natureza do seu conteúdo.

Escrever (e corrigir) português com claridade, elegância, com as palavras acertadas e sem erros de gramática ou mais especificamente, sem erros ortográficos.

Ser consistente na aplicação de um Guia de Estilo, de um conjunto de regras na nomenclatura e descrições, por exemplo, a ficha técnica sempre na mesma ordem, o mesmo tipo de itálicos, o mesmo tipo de aspas, etc.

Pontuar um texto comprido e maçudo, se for possível e fizer sentido, com pequenos subtítulos, para dar respiração e maior inteligiblidade ao texto. 

     

     

     


    Site de apoio a aulas (IPCA) e workshops lecionados por Manuel Granja — mgmonteiro@ipca.pt