Workshop — dia 3

Atendimento individual após bate-papo mais curto de introdução ao dia de hoje

  • Autonomizar o vosso portfolio/ e principalmente o vosso trabalho MADEP, do resto do vosso trabalho profissional para poder ser acedido sem grande ruído informativo para a vossa avaliação, e para poder ser acedido por futuros orientadores ou júris.
  • Vincar as hierarquias visuais, os conjuntos de trabalhos, a posição dos títulos. A escala do vosso texto.
  • Parte do trabalho de desenvolvimento de um site tem a ver com questões editoriais, praticamente jornalísticas, na comunicação de um projecto.

Alguns sites

https://veramota.com

https://aliciamedeiros.cargo.site

http://carlacruz.net

 


  • Aquele que vê o portfólio não sabe o mesmo que tu. Devemo-nos colocar no lugar do outro, e afastarmo-nos do nosso próprio trabalho.
  • Introduções e legendagens podem ser cruciais. Em certo tipo de projectos, um pequeno texto de introdução de índole jornalística, algo que responda mais ou menos a um “o quê?”, “como?”, “quando?”, “quem?”, etc., pode ser extremamente útil como introdução contextual rápida ao projecto.
  • Qualquer página de um portfólio online deve “falar” connosco, declarar o seu propósito: a composição e escala das imagens/filmes e dos textos e as relações estabelecidas entre estes elementos, à partida, devem ser óbvias, devem conduzir o nosso olhar e clarificar o melhor possível a natureza do seu conteúdo.
  • Escrever (e corrigir) português com claridade, elegância, com as palavras acertadas e sem erros de gramática ou mais especificamente, sem erros ortográficos.
  • Ser consistente na aplicação de um Guia de Estilo, de um conjunto de regras para escrever, por exemplo, a ficha técnica sempre na mesma ordem, o mesmo tipo de itálicos, o mesmo tipo de aspas, etc.
  • Um site deve ser sistemático e previsível, como mandam as regras do bom webdesign.
  • Aparato clássico dos sites White Box: a interface dos portfólios simples e despojada para não entrar em conflito visual com os conteúdos do portfólio. Ou então pode ser exactamente o contrário, o design do site contaminar ou ser contaminado pelo projecto, ser uma extensão do projecto.
  • A mancha de texto deve ter uma largura limitada. linha demasiado compridas dificultam a leitura 
  • Pensar na utilidade da escala e na presença do elemento humano e no uso dos planos gerais e de pormenor na representação das obras.
  • A resolução das imagens. (por completar) Usar as imagens nas suas proporções naturais, com resolução suficiente, sem evidência de pixelização ou compressão jpg. (Nota: Os browsers não interpretam os dpis de uma ficheiro de imagem)
  • Tratamento de imagem:
    — Um ajuste simples aos níveis de cor e contraste numa fotografia pode fazer a diferença.
    — A atenção à inclinação nas fotografias informais. Mostrar um conjunto de imagens com diferentes inclinações  da linha do horizonte  desastabiliza a composição.
    Em certas imagens os “brancos queimados” das bordas das imagens fundem-se com o fundo branco. Devemos subtilmente preencher com um branco sujo essas zonas das bordas das imagens para proteger a autonomia da imagem.
  • Nomeação de todos os ficheiros de um portfolio com autor e título, por exemplo: NomeSobrenome_PalavraDoTítulodoProjecto_Número(1,2,3, etc.).jpg. As imagens que colocamos no nosso portfólio são passíveis de serem desviadas para outros contextos e se não forem nomeadas a autoria perde-se rapidamente. A nomeação dos ficheiros denota também um sentido de auto organização e cuidado da autora com a sua obra .
  • Separar as legendas das imagens das obras. Não inserir texto informativo como legendas ou indicações dentro das imagens dos projectos. Resulta em confusão entre o que é obra ou registo e o texto acessório; e dificulta a cópia desse mesmo texto para outros fins
  • Testar o porfólio em vários browsers, tanto em computadores de secretária como smartphones. Bug inesperados surgem quando menos se espera.
…. and at the last end you will read this

Site de apoio a aulas (IPCA) e workshops lecionados por Manuel Granja — mgmonteiro@ipca.pt