Aula 20 — 28 novembro

Tópicos sobre fontes: 

  • Tratamento de texto.
  • Obras primas subtis de correção óptica.
  • Porquê respeitar a proporção original das fontes.
  • Parte da razão que guia o desenho das fontes os meios em que vão ser usadas/lidas: papel, ecrã, escala, ruído, cor, etc.
  • Glyphos.
  • Fontes variáveis — v-fonts.com.
  • Efeitos ópticos no design.

Razões para a escolha de uma fonte (projeto editorial)

  • Boa legibilidade nos tamanhos e modos como vai ser usada.
  • Que produza uma boa mancha de texto.
  • Adequação ao espírito do texto.
  • Smallcaps?
  • Números oldstyle?
  • Contraste entre itálico e regular?
  • Contraste entre bold e regular?
  • Mapa de carateres adequado à língua e à riqueza do texto?

Exercício em torno das formas tipográficas

Pomodoro 3: revisão/melhoria do Pomodoro 2:  25 min. (agora com acesso permanente ao pdf)

Pomodoro 4: apartir das fontes presentes em atipofoundry desenhar três letras que sejam uma junção híbrida entre uma fonte serifada e uma não serifada: 40 min. (juntar de forma coerente algumas das características de duas fontes distintas)

    Miscelânea

    — Um algoritmo desenhou sete milhões de rótulos Nutella
    Cartões minimalistas
    —”Brilliant bizarre cards

    Proposta de trabalho 2

    Processo Criativo Bruno Munari
    Cristiana Couceiro

    Maurits Cornelis Escher

    Cultural geral

    Milton Graser
    —O “Ilustrador” Norman Rockwell
    HipstersHippies e Yuppies (por exemplo, Top 10 hipsters font)
    —Diz-se que este filme e esta cena fizeram as audiências fugir dos seus lugares em 1895.
    David Carson, o designer estrela dos anos 1990

    Site de apoio a aulas (IPCA) e workshops lecionados por Manuel Granja — mgmonteiro@ipca.pt