Aula 6 — 4 março

Convite: Visita guiada pelos curadores à exposição Fazer #2,  sábado às 14h30, no dia 9 de março, na Cultugest do Porto. Eu e a professora Suzana Dias estaremos presentes.

Midmaps & moodboards

Miscelânea

Sobre Vinis.2

Sobre Vinis.1

Imagens Comentário

Marcos Culturais

Groucho Marx: o eterno campeão das respostas rápidas, tornou-se popular com as sobrancelhas falsas, o bigode variável, os óculos redondos. Foi um dos grandes comediantes do século XX e junto com os The Marx Brothers fez filmes como A Night at the Opera (Uma Noite na Ópera, 1935) e A Day at the Races (Um Dia nas Corridas, 1937). Ou então autor de inúmeras frases como “Estes são os meus princípios; se você não gostar, tenho outros” e “Nunca esqueço um rosto, mas no seu caso vou abrir uma exceção.”

“Desde o início de sua carreira, Groucho se revelou um mestre em arrancar gargalhadas com seu gênio para os trocadilhos e seus irresistíveis cacoetes corporais. O bigode de graxa e o charuto ajudavam a compor o tipo de estróina, sempre caçando fortunas de senhoras ricas e gorduchas ou correndo atrás de moças jovens e esbeltas. Na companhia dos irmãos, ele elevou o nonsense à categoria de arte. […] O que Groucho realmente tinha de único, contudo, era o talento para casar esse seu género caótico de comédia à habilidade para demolir tudo o que cheirasse a autoridade — fosse ela qual fosse.” [Veja]

Os melhores insultos de Groucho Marx 

Cultural geral

Site de apoio a aulas (IPCA) e workshops lecionados por Manuel Granja — mgmonteiro@ipca.pt